Ambientes Seguros

Após a decisão do Santo Padre de suprimir a Fraternidade Mariana da Reconciliação e a nomeação de Monsenhor Jordi Bertomeu-Farnós como Comissário Apostólico, o canal de reclamações que havíamos estabelecido em 2024 foi fechado. 

O Comissário criará um novo órgão para gerenciar os processos de escuta, atenção e reparação. A Fraternidade continua comprometida com o cuidado e a reparação das vítimas e expressa sua total disponibilidade para responder, como indica o Comissário, a esse processo de reparação na justiça e na caridade.  

 

Os membros da Fraternidade Mariana da Reconciliação (FMR) estão empenhados em cuidar de todas as pessoas, especialmente dos menores, dos adultos vulneráveis ​​e dos adultos em situação de vulnerabilidade. Movidos pelo amor de Cristo que nos impele (2Cor 5, 14) queremos acompanhar as pessoas que Deus coloca no nosso caminho, nas suas alegrias e esperanças, tristezas e angústias, a partir de um profundo respeito por cada um deles, por quem Cristo derramou seu sangue. Esta convicção nos move a um compromisso efetivo com a construção de ambientes seguros, para que nossas ações evangelizadoras sejam realizadas num contexto que ofereça proteção e contribua adequadamente para o desenvolvimento e crescimento saudável das pessoas que servimos.

Como política institucional, todas as fraternas, funcionários e voluntários de nossos projetos passam por treinamento inicial e de acompanhamento sobre prevenção, denúncia e resposta adequada ao abuso sexual infantil por meio da plataforma VIRTUS https://www.virtus.org.

Se você estiver em perigo iminente ou conhecer alguém que esteja em perigo iminente, entre em contato com as autoridades locais. Se você foi vítima ou testemunha de um crime, denuncie às autoridades locais. Se as pessoas envolvidas forem membros do clero ou oficiais ou funcionários da Igreja, contacte também o gabinete de ambientes seguros da sua diocese. Para contactar os serviços de ambientes seguros das dioceses onde vivem as fraternas, clique aqui.

Se você tem algo a denunciar sobre uma fraterna, a FMR possui um canal de denúncias gerenciado pela encarregada geral de Ambientes Seguros. As reclamações podem ser enviadas por e-mail: [email protected] ou por correio convencional: Avenida Sáenz Peña, 251, 15063, Lima – Peru. Destinatário: Encarregada Geral de Ambientes Seguros.

A denúncia pode ser feita pelo próprio afetado ou por terceiro. Em todos os casos, será mantido estrito sigilo em relação às informações e aos envolvidos.

Se a acusação for contra a Superiora Geral, será enviada diretamente a Autoridade eclesial de Lima. Se for contra a Encarregada geral de Ambientes Seguros, a reclamação deverá ser feita diretamente a Superiora Geral ([email protected]).

Fraternidade Mariana da Reconciliação © 2023 Todos os direitos reservados

Design by JP Creative Group

error: Content is protected !!